segunda-feira, 8 de março de 2010

Pearl Jam - Backspacer (2009)


O tardio álbum homónimo, Pearl Jam, demonstrou-se politico, com garra, com dois ou três picos como a incrível «Comatose», a rockeira «Life Wasted» e a obvia «World Wide Suicide»… pouco mais do que isso.
De facto, a banda de Eddie Vedder estava tão concentrada na mensagem que se desleixou um pouco na entrega aos seus temas…

Foi um bom pretexto para saírem do poço onde muitos arriscavam dizer que tinham caído – dou graças por não ter seguido tal teoria! Backspacer, é a meu ver o renascimento duns Pearl Jam. Mais «leves», rítmicos, jovens.

Os novos temas têm uma capacidade única na banda de me alegrar o dia! De me porem bem disposto desde a primeira audição, como até bem pouco tempo apenas Big Whiskey and the GrooGrux King (ultimo álbum de Dave Matthews Band) tinha conseguido.

A produção deste álbum demonstra uma vertente mais soft da banda de Ten, donde outrora saíram rasgos de fúria como Once, Porch, State of Love and Trust sem fugir a Alive e Even Flow…

Eddie Vedder entra num registo cuidado, sem se dar ao luxo de riscos desnecessários com «Gonna See My Friend». Como na maioria dos temas de Backspacer, este tema fica facilmente no ouvido. No entanto, a estrutura musical é bastante semelhante á de singles dum passado recente … mais contidos. Não é necessariamente uma desvantagem, apenas uma nova versão.
«Got Some» dá continuidade e abre o imaginário do que poderá sair deste álbum para os palcos. Cheia de ritmo bastante “Pearljamesco”!

Mais radiofónico do que isto é impossível, pensado para o formato FM, «The Fixer» é uma espécie de vitrina para o público em geral - Pearl Jam voltaram num formato mais dinâmico e fluído, podendo cair na má língua da musica considerada popular, mas para isso contamos já com um curriculum invejável para calar quem vier pela frente…

Não se engane se pensa numa evolução ao género Timbaland como o colega doutras praias Chris Cornell optou…
Temos o Rock característico da banda que nunca desiludiu os fans a 100%.
«Johnny Guitar» é um tema que aprecio bastante, os rasgos vocais do mítico frontman são ainda hoje impressionáveis. Mais um possível single!

Harmonia é um vocábulo que define bem este novo álbum, tudo soa limpo, bonito – podem ouvir ao pé dos papás á vontade que certamente ganharão novos fans inclusive!

«Just Breath» é a prova disso mesmo. A formula é algo repetida. Lembram-se de «Guaranteed» da banda sonora de Into the Wild? (aquela que dissertei num artigo á algum tempinho) . A formula continua a resultar. Comovente, sentida, melancólica. Dá-se ao luxo duma linha de baixo pouco ortodoxa, algo parola – mas bolas, é Pearl Jam e nada sai mal! Impressionante…

Eddie Vedder de Black a Better man, Small Town a Nothingman, Guaranteed a Just Breath… muito este tipo gosta de me por de lágrimas a cair do cantinho do olho!

Num celebrar da Natureza, «Amongst the Waves» advinha-se cantado em coro por multidões. É conhecida a paixão pelo mar, nunca o esconderam, e este tema é o derradeiro tributo. Mais uma vez não verificamos um «Given to Fly», a banda amadureceu e penso que já ninguém lhes pede um reavivar de memórias grunge.
Pearl Jam tornaram-se uma instituição da música contemporânea, um ponto de comparação só por si – alcançaram a personificação do seu próprio estilo.

«Unthought Know» segue a linha de raciocínio até que Supersonic trás de volta os rasgos de velocidade dum rock mais energético que rapidamente quebra com «Speed of Sound» - o ponto mais baixo deste álbum. «Force of Nature» soa a mais do mesmo…

«The End» pega no título dum tema histórico dos The Doors, mas acabam ai as semelhanças. Melancolia ao género de «Candle in the Wind», um tema pesado do ponto de vista emotivo. Talvez demais para fechar o álbum, mas este é o Eddie Vedder que tanto adoramos, o poeta.

Um bom álbum, que não desiludindo também não faz mossa. No entanto terei todo o gosto em assistir a alguns destes temas ao vivo que certamente funcionaram na perfeição face ao registo que se apresentam.
Tim Mccready demonstra-se um verdadeiro artista neste Backspacer. Porque nem tudo se resume a pormenores e a enfeites.


1- Gonna See My Friend
2- Got Some
3- The Fixer
4- Johnny Guitar

5- Just Breath
6- Amongst the Waves
7- Unthought Know
8- Supersonic
9- Speed of Sound
10-Force of Nature
11-The End

1 comentário:

  1. tudo dito! eddie vedder um dos maiores poetas de todos os tempos

    ResponderEliminar